Pular para o conteúdo principal

ANALFABETISMO VOLTA A CRESCER NO BRASIL APÓS 15 ANOS DE QUEDA

Índice de indivíduos que não sabiam ler e escrever em 2012 foi de 8,5% 

A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais voltou a crescer no Brasil após um período de mais de 15 anos de declínio, segundo dados da Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados nesta sexta-feira (27). O país não registrava crescimento da taxa de analfabetismo desde 1997. 

Na série harmonizada --que exclui 4,1 milhões de pessoas que residem nas áreas rurais da região Norte--, o índice de indivíduos que, em 2012, não sabiam ler e escrever foi de 8,5%. Esse dado representa aumento de um décimo percentual (0,1%) em relação ao ano anterior. 

Consideradas as áreas rurais, em 2012, a taxa de analfabetismo foi de 8,7%. O índice representa um contingente de 13,2 milhões de pessoas, número absoluto que supera, por exemplo, a população da cidade de São Paulo (11,3 milhões). Em relação ao ano anterior, também houve crescimento percentual de um décimo. 

Na prática, os pesquisadores do IBGE registraram no ano passado 300 mil analfabetos a mais em comparação com a amostra de 2011. 

A diferença entre as estatísticas reais e as da série harmonizada ocorrem porque, até 2003, em razão da dificuldade para coletar dados nas áreas rurais, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não incluía tais regiões em sua amostra por domicílios. Sendo assim, para não prejudicar a comparação histórica --que vai de 1992 a 2012--, são considerados apenas os indivíduos residentes nas áreas urbanas. 

Em 1997, último ano no qual o número de analfabetos havia crescido no país, segundo o IBGE, a taxa também esteve um décimo percentual acima do índice do ano anterior --isto é, pulara de 14,6% para 14,7%. Nos últimos 20 anos, o indicador vem caindo progressivamente, em uma média percentual de 0,4% por ano. 

A taxa de analfabetismo no Brasil é puxada principalmente pelos resultados do Nordeste, onde estão concentrados 54% do total de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever. Por outro lado, o Nordeste foi a região que apresentou a melhor evolução nos últimos oito anos: redução de 5,1%. 

A dona de casa alagoana Rosilene Rocha da Silva, 35, está em processo de alfabetização. Ela estuda com mais seis pessoas em um projeto voluntário da Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió. A instituição religiosa cedeu sala, material e professor.

 "Comecei há dois anos e meio a estudar. Cursei até a quarta série, quando era adolescente, mas não terminei. Nunca tinha apreendido a ler, quando comecei a participar da turma formada pela Igreja Batista do Pinheiro. Voltei a estudar depois de 16 anos", disse ela.

"Já aprendi a ler. Na última avaliação, o professor disse que estou craque. Mas vou aos poucos. Quando pego um livro, leio duas paginas e dou um tempinho para descansar. (...) Escrever ainda estou aprendendo, ainda tem um errinho de uma letrinha aqui e acolá", completou a dona de casa. 

As regiões Nordeste e Centro-Oeste foram as únicas que registraram crescimento do número de analfabetos na comparação entre os anos de 2011 e 2012. A região Sul, por sua vez, é a que possui a menor taxa de analfabetismo (4,4%).

 Mais velhos 
A Pnad 2012 mostra ainda que a taxa de analfabetismo tem se mostrado maior nas faixas etárias mais elevadas. Entre os que tinham de 15 a 19 anos, o índice foi de 1,2%, contra 1,6% daqueles de 20 a 24 anos; 2,8% no grupo de 25 a 29 anos; 5,1% de 30 a 39 anos; 9,8% para as pessoas de 40 a 59 anos; e 24,4% dentre aqueles de 60 anos ou mais de idade.

 "O analfabetismo tem endereço. Sabemos onde está localizado e em que tipo de população ele está localizado. É uma população mais velha, um estoque de pessoas que ainda não se alfabetizaram. A maioria está no Nordeste. O que a gente pode entender é que, a médio e longo prazo, conforme esse estoque for diminuindo e a população mais jovem for crescendo, a tendência é que esse índice caia", afirmou a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira. 

Analfabetismo funcional
A taxa de analfabetismo funcional, por outro lado, caiu de 20,4% para 18,3% entre as edições de 2011 e 2012 da Pnad. O índice é representado pela proporção de pessoas de 15 anos ou mais que possuem menos de 4 anos de estudo completos em relação ao total de pessoas do mesmo grupo etário. 

Em 2012, o IBGE contabilizou 27,8 milhões de analfabetos funcionais. As regiões Norte e Nordeste registraram os maiores percentuais de analfabetos funcionais, 21,9% e 28,4%, respectivamente. 

Já nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, esse indicador foi de 13,2%, 13,7% e 16,5%, nessa ordem. Frente às estimativas de 2011, a região Norte teve redução de 3,4 pontos percentuais. 

Nível de instrução
 A Pnad 2012 também identificou diminuição da proporção de pessoas sem instrução e com menos de um ano de estudo: de 15,1% para 11,9% no mesmo período. Os dados mostram também aumento do percentual dos indivíduos que possuíam nível fundamental incompleto ou equivalente --de 31,5% para 33,5%-- na comparação com o ano anterior. 

A amostra considera a distribuição das pessoas de 25 anos ou mais, e exclui os grupos etários que, segundo o IBGE, ainda poderiam estar em processo de escolarização. O percentual de pessoas com nível superior completo aumentou de 11,4%, em 2011, para 12,0%, em 2012. Assim, em 2012, havia 14,2 milhões de pessoas com nível superior completo, o que representa 6,5% a mais que em 2011. Ainda de acordo com o IBGE, do total da população desocupada (6,2 milhões de pessoas), isto é, os que não possuem emprego e não estão à procura, 53,1% não tinham completado o ensino médio até a Pnad 2012. 

Frequência escolar
 A taxa de escolarização das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade foi de 98,2% em 2012, o mesmo percentual verificado em 2011.

Para os jovens de 15 a 17 anos de idade, o percentual dos que frequentavam escola foi de 84,2% em 2012, proporção superior à observada em 2011, quando foi de 83,7%. 

Quando se observou as pessoas de 18 a 24 anos de idade, a média nacional foi de 29,4%. As regiões Norte e Centro-Oeste se destacaram com os maiores percentuais de pessoas estudando, ambas com 32,0%. 

 Fonte: UOL Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização da LDB - Lei 12.976, 04 de abril de 2013

As principais alterações foram a inserção de crianças com quatro anos na escola e a inserção de crianças com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Capítulo V - Da Educação Especial.  Passa a ser obrigatória, a partir desta data, a matrícula de crianças de quatro anos na escolas. Quando publicada em 1996, essa idade era de sete anos, e em 2005 em outra alteração, passou a ser 6 anos. De acordo com o que foi estabelecido na lei a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em pré-escola; ensino fundamental; ensino médio. A criança deverá passar no mínimo 4 horas diárias na escola, podendo se estender para 7 horas quando período integral. Divididos em 200 dias letivos. A criança deve cumprir uma frequência mínima de 60% do total de horas. E é obrigatória a expedição de documentação pelas instituições de ensino, que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, não tendo como o...

Estão abertas as inscrições para formações em turmas exclusivas do Portal TRILHAS

  Voltados para professores alfabetizadores, os cursos são totalmente gratuitos, 100% on-line e certificados em parceria com instituição reconhecida pelo MEC Para apoiar o desenvolvimento e aprimoramento pedagógico dos educadores da rede municipal de ensino, a Undime em parceria com a Fundação Telefônica Vivo realiza nova oferta de vagas, desta vez, para os cursos on-line do Portal Trilhas. As três formações são referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possuem carga horária de 45 horas e são autoformativas, proporcionando autonomia para o educador concluir todos os módulos dentro do prazo de 60 dias. O objetivo do Portal Trilhas é contribuir para a formação continuada de professores alfabetizadores, colaborando para o desenvolvimento de alunos leitores e escritores até o 2º ano do Ensino Fundamental. Para realizar a inscrição,  até dia 22 de junho , é preciso acessar o link:  https://bit.ly/undime-trilhas Está com dúvidas? Envie uma mensagem para  co...

Secretaria de Educação Básica oferta Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar

  A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, irá ofertar Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, que tem como objetivo a compreensão da constituição, organização e das funções desse colegiado nas relações que acontecem dentro da escola. Durante o Curso, serão realizadas quatro Webconferências abertas ao público em geral e que poderão ser utilizadas como atividades de formação continuada para técnicos das secretarias de educação e conselheiros escolares de qualquer rede e sistema de ensino. No dia 31 de maio  (segunda-feira), às 19h30, acontecerá a primeira webconferência, com a participação da Profa. Me. Cefisa Maria Sabino Aguiar, especialista na área, que abordará sobre a temática “As funções do Conselho Escolar”. Mobilize os técnicos da secretaria de educação e os conselheiros escolares para esse momento de trocas e aprendizagens.  Coloque na agenda! A transmissão será pelo Youtube. Para assist...