Pular para o conteúdo principal

A Escola Valdemar Souza Fagundes realiza 1ª Edição do Projeto PAZ



A  educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
(John Dewey)

A Paz é um grande desafio e um imperativo para quem trabalha no campo da educação, principalmente para educadoras e educadores da Educação Básica, etapa da vida escolar em que crianças e jovens, como seres em desenvolvimento, necessitam de uma formação substancial nas várias dimensões da vida (afetiva, emocional, cognitiva, ética, social, cultural, dentre outras), bem como de todo o empenho profissional e generosidade humana por parte dos profissionais envolvidos diretamente no cotidiano escolar.

A escola, hoje, se tornou um espaço revelador de conflitos violentos, seja entre alunos/as, seja entre alunos/as e professores/as ou entre alunos e outros sujeitos que compõem o cenário de inúmeras instituições escolares. Lamentavelmente a escola, em especial a pública, “tem sido protagonista de vários episódios que têm preocupado a sociedade, principalmente as pessoas que nela se arriscam diariamente, educadores, pais, bem como autoridades e pesquisadores”. 


O agravamento crescente do fenômeno da violência da/na escola é cada vez mais presente no seu cotidiano. 

Observa-se, portanto, que esse contexto contribui para que se instalem sentimentos de insegurança por todos aqueles que nele convivem.A escola, agência formadora privilegiada pela humanidade para formar mentes, corpos e sensibilidades das pessoas, para uma vida mais justa, fraterna e cidadã, é um dos espaços sociais mais apropriados de formação integral dos indivíduos por meio da construção e cultivo de valores, saberes e atitudes propícios/as no que tange à substanciação do respeito à dignidade individual e coletiva das pessoas, à luz dos Direitos Humanos e de Cidadania.

Embora, na contemporaneidade, em especial no início do século XXI, estejamos vivendo na velocidade da informação e do conhecimento, com diversos avanços científicos e tecnológicos, as populações de inúmeras sociedades são atingidas, cotidianamente, por uma avalanche de práticas violentas de diversos tipos. Esse deve ser, portanto, papel da escola: discutir os problemas que envolvem as práticas de violência, na perspectiva de desenvolver ações educativas capazes de promover a superação desses problemas, a partir da redução deles. 


Assim, a complexidade do fenômeno em questão nos remete a pensar práticas educativas como ferramenta de ataque e combate a toda forma de violência, encontrar meios de vencê-la, enquanto fenômeno de natureza social e cultural, pois não podemos jamais pensar que a melhor saída ou ferramenta de luta contra a violência seja aprender a conviver com ela.

Para Odalia (2004, p. 90), “a violência, hoje, é meio de ataque, mas também de defesa. Ela exprime um inconformismo radical em relação às imperfeições da sociedade”. Caberá à escola com a sua função social e política, transformar-se em espaço de convivência saudável, ou seja, construindo e vivenciando práticas de Cultura de Paz, como condição para garantir o sucesso da educação. Sob essa ótica, segundo Ribeiro (2006, p. 167) “educar para Paz é, aprender a descobrir e enfrentar os conflitos para resolvê-los adequadamente; é possível encontrar nos conflitos cotidianos escolares, através de análise destes, soluções contrárias à violência”. 

Neste sentido, procurar os porquês da violência e refletir sobre suas ações com a sociedade com homem, mulher e criança tornou-se um imperativo a todo aquele que direta ou indiretamente estão envolvidos num projeto de ser humano solidário,fraterno e profissional, tendo como missão promover práticas de Cultura da Paz, voltadas para convivência pacífica dos indivíduos nos vários espaços de socialização.




A  implantação da 1ª Edição do Projeto da PAZ se deu após diagnóstico realizado pela atual equipe gestora da Escola Valdemar Souza Fagundes que sentiu a necessidade de trabalhar o combate a violência no meio escolar e suas consequências no processo de ensino aprendizagem dos discentes. O objetivo é o de contribuir para uma nova ordem social, investindo no processo de inclusão social, como forma de prevenir e/ou superar a violência no ambiente escolar.


A Escola Valdemar Souza Fagundes fica situada no bairro São Gonçalo,funciona nos dois turnos.É uma escola que enfrenta sérios problemas de violência,tanto no espaço interno, como no entorno. E foi por essa razão, que a Escola resolveu realizar o Projeto da PAZ, com desejo de buscar saídas e estrategias para realizar um trabalho de Cultura da Paz na escola.Assim,desde início do ano letivo de 2013 vem desenvolvendo projetos que objetivam minimizar as incidências de atos violentos praticados por alunos, bem como auxiliar na aprendizagem, considerando a necessidade de elevar a auto-estima,de descobrir suas potencialidades e incentivá-los a desenvolver suas habilidades  dentro de uma Cultura de Paz.

Participaram da 1ª Edição do Projeto PAZ na Escola Valdemar de Souza Fagundes o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal José Milton Frota de Souza, a Secretária Municipal de Educação Sra.Josiane Rodrigues Moreira, o Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II Prof.Ildo Inácio, a diretora da Casa da Cultura Profa.Maria Joana, a Coordenadora de Ensino Religioso Profa. Cirene, a Diretora do Centro Educacional Antônio Carlos Magalhães Profa.Neiva Frota, as Psicologas do CREAS e da Secretaria Municipal de Educação Sras. Glória e Cristina Fagundes,a Coordenadora do Ensino Fundamental I  Profa. Sileneide Mascarenhas,a Diretora da Biblioteca Municipal Valdemar Fagundes Profa.Evanete Forta,o Assessor Especial da Secretaria Municipal de Administração Sr.Jackson Nascimento, a Coordenadora do Departamento de Esporte Profa.Cristina Holanda,Representante de Pais o Sr. Vanderli e a anfitriã do Evento,  Profa.Eldi Ferreira, diretora da Instituição de Ensino.


Parabéns a equipe gestora, docentes e funcionários da Escola Valdemar de Souza Fagundes pelo excelente trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização da LDB - Lei 12.976, 04 de abril de 2013

As principais alterações foram a inserção de crianças com quatro anos na escola e a inserção de crianças com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Capítulo V - Da Educação Especial.  Passa a ser obrigatória, a partir desta data, a matrícula de crianças de quatro anos na escolas. Quando publicada em 1996, essa idade era de sete anos, e em 2005 em outra alteração, passou a ser 6 anos. De acordo com o que foi estabelecido na lei a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em pré-escola; ensino fundamental; ensino médio. A criança deverá passar no mínimo 4 horas diárias na escola, podendo se estender para 7 horas quando período integral. Divididos em 200 dias letivos. A criança deve cumprir uma frequência mínima de 60% do total de horas. E é obrigatória a expedição de documentação pelas instituições de ensino, que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, não tendo como o...

Estão abertas as inscrições para formações em turmas exclusivas do Portal TRILHAS

  Voltados para professores alfabetizadores, os cursos são totalmente gratuitos, 100% on-line e certificados em parceria com instituição reconhecida pelo MEC Para apoiar o desenvolvimento e aprimoramento pedagógico dos educadores da rede municipal de ensino, a Undime em parceria com a Fundação Telefônica Vivo realiza nova oferta de vagas, desta vez, para os cursos on-line do Portal Trilhas. As três formações são referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possuem carga horária de 45 horas e são autoformativas, proporcionando autonomia para o educador concluir todos os módulos dentro do prazo de 60 dias. O objetivo do Portal Trilhas é contribuir para a formação continuada de professores alfabetizadores, colaborando para o desenvolvimento de alunos leitores e escritores até o 2º ano do Ensino Fundamental. Para realizar a inscrição,  até dia 22 de junho , é preciso acessar o link:  https://bit.ly/undime-trilhas Está com dúvidas? Envie uma mensagem para  co...

Secretaria de Educação Básica oferta Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar

  A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, irá ofertar Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, que tem como objetivo a compreensão da constituição, organização e das funções desse colegiado nas relações que acontecem dentro da escola. Durante o Curso, serão realizadas quatro Webconferências abertas ao público em geral e que poderão ser utilizadas como atividades de formação continuada para técnicos das secretarias de educação e conselheiros escolares de qualquer rede e sistema de ensino. No dia 31 de maio  (segunda-feira), às 19h30, acontecerá a primeira webconferência, com a participação da Profa. Me. Cefisa Maria Sabino Aguiar, especialista na área, que abordará sobre a temática “As funções do Conselho Escolar”. Mobilize os técnicos da secretaria de educação e os conselheiros escolares para esse momento de trocas e aprendizagens.  Coloque na agenda! A transmissão será pelo Youtube. Para assist...