A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
(John Dewey)
A escola, hoje, se tornou um espaço revelador de conflitos violentos, seja entre alunos/as, seja entre alunos/as e professores/as ou entre alunos e outros sujeitos que compõem o cenário de inúmeras instituições escolares. Lamentavelmente a escola, em especial a pública, “tem sido protagonista de vários episódios que têm preocupado a sociedade, principalmente as pessoas que nela se arriscam diariamente, educadores, pais, bem como autoridades e pesquisadores”.
O agravamento crescente do fenômeno da violência da/na escola é cada vez mais presente no seu cotidiano.
Observa-se, portanto, que esse contexto contribui para que se instalem sentimentos de insegurança por todos aqueles que nele convivem.A escola, agência formadora privilegiada pela humanidade para formar mentes, corpos e sensibilidades das pessoas, para uma vida mais justa, fraterna e cidadã, é um dos espaços sociais mais apropriados de formação integral dos indivíduos por meio da construção e cultivo de valores, saberes e atitudes propícios/as no que tange à substanciação do respeito à dignidade individual e coletiva das pessoas, à luz dos Direitos Humanos e de Cidadania.
Embora, na contemporaneidade, em especial no início do século XXI, estejamos vivendo na velocidade da informação e do conhecimento, com diversos avanços científicos e tecnológicos, as populações de inúmeras sociedades são atingidas, cotidianamente, por uma avalanche de práticas violentas de diversos tipos. Esse deve ser, portanto, papel da escola: discutir os problemas que envolvem as práticas de violência, na perspectiva de desenvolver ações educativas capazes de promover a superação desses problemas, a partir da redução deles.
Assim, a complexidade do fenômeno em questão nos remete a pensar práticas educativas como ferramenta de ataque e combate a toda forma de violência, encontrar meios de vencê-la, enquanto fenômeno de natureza social e cultural, pois não podemos jamais pensar que a melhor saída ou ferramenta de luta contra a violência seja aprender a conviver com ela.
Para Odalia (2004, p. 90), “a violência, hoje, é meio de ataque, mas também de defesa. Ela exprime um inconformismo radical em relação às imperfeições da sociedade”. Caberá à escola com a sua função social e política, transformar-se em espaço de convivência saudável, ou seja, construindo e vivenciando práticas de Cultura de Paz, como condição para garantir o sucesso da educação. Sob essa ótica, segundo Ribeiro (2006, p. 167) “educar para Paz é, aprender a descobrir e enfrentar os conflitos para resolvê-los adequadamente; é possível encontrar nos conflitos cotidianos escolares, através de análise destes, soluções contrárias à violência”.
Neste sentido, procurar os porquês da violência e refletir sobre suas ações com a sociedade com homem, mulher e criança tornou-se um imperativo a todo aquele que direta ou indiretamente estão envolvidos num projeto de ser humano solidário,fraterno e profissional, tendo como missão promover práticas de Cultura da Paz, voltadas para convivência pacífica dos indivíduos nos vários espaços de socialização.

A implantação da 1ª Edição do Projeto da PAZ se deu após diagnóstico realizado pela atual equipe gestora da Escola Valdemar Souza Fagundes que sentiu a necessidade de trabalhar o combate a violência no meio escolar e suas consequências no processo de ensino aprendizagem dos discentes. O objetivo é o de contribuir para uma nova ordem social, investindo no processo de inclusão social, como forma de prevenir e/ou superar a violência no ambiente escolar.
A Escola Valdemar Souza Fagundes fica situada no bairro São Gonçalo,funciona nos dois turnos.É uma escola que enfrenta sérios problemas de violência,tanto no espaço interno, como no entorno. E foi por essa razão, que a Escola resolveu realizar o Projeto da PAZ, com desejo de buscar saídas e estrategias para realizar um trabalho de Cultura da Paz na escola.Assim,desde início do ano letivo de 2013 vem desenvolvendo projetos que objetivam minimizar as incidências de atos violentos praticados por alunos, bem como auxiliar na aprendizagem, considerando a necessidade de elevar a auto-estima,de descobrir suas potencialidades e incentivá-los a desenvolver suas habilidades dentro de uma Cultura de Paz.

Parabéns a equipe gestora, docentes e funcionários da Escola Valdemar de Souza Fagundes pelo excelente trabalho!
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