Pular para o conteúdo principal

1ª SEMANA CULTURAL DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

O papel da escola mudou não se centraliza mais em si mesma. Abre-se cada vez mais ao diálogo e abandona conceitos cristalizados. Quanto mais se aproxima dos pais, quanto mais mantém com eles uma parceria afinada, mais alcança a identidade cultural do aluno, os aspectos sociológicos que o cercam e uma aprendizagem real, efetiva. 


A desmotivação do aluno é consequência da distância entre a sala de aula e o seu cotidiano. A escola deve criar uma ambiente que tenha a ver com seu mundo, evitar choque cultural, evitar que ele se sinta “um estranho no ninho”. Busca-se o homem e devolve-o o seu destino, com ampla autonomia. 

Cada escola deve achar um canal de comunicação com a comunidade, deve estimular os pais a participarem da vida da escola, de sua gestão, transformando-o em aliados. Deve rediscutir suas propostas curriculares, montar projetos, projetos educativos que a referendam na sua comunidade, em termos de atuação social.

São poucas as possibilidades de contato dos alunos com ações, mesmo que estas sejam desenvolvidas no município, que contemplem um maior envolvimento com suas realidades.

A Semana Cultural de Integração Escola/Comunidade é a oportunidade onde tanto alunos quanto comunidade, recebem instrução e conhecimento sobre temáticas referente ao seu dia a dia, tornado assim, a oportunidade de valorizar a cultura local. 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO SEMANA CULTURAL

25/10/2013- SEXTA FEIRA
07:00 às 10:00 Horas – das 16:00 às 18:00 horas 
ESTÁDIO MUNICIPAL NILO COSTA 

FUTEBOL MASCULINO 
Lagoa da Onça X Porteiras de Sta.Cruz 
Poço do Juá X Boqueirão 
Morrinhos X Presidente Médici 
ACM x ... 

18:00 - 19:00- Apresentação Teatral 
19:00 – 20:00 Campeonato de Dança 
20:00 – 20:30 Apresentação de Dublagem 
20:30 – 21:30 Campeonato de Paródias 
21:30 – 22:30 Show de Calouros 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização da LDB - Lei 12.976, 04 de abril de 2013

As principais alterações foram a inserção de crianças com quatro anos na escola e a inserção de crianças com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Capítulo V - Da Educação Especial.  Passa a ser obrigatória, a partir desta data, a matrícula de crianças de quatro anos na escolas. Quando publicada em 1996, essa idade era de sete anos, e em 2005 em outra alteração, passou a ser 6 anos. De acordo com o que foi estabelecido na lei a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em pré-escola; ensino fundamental; ensino médio. A criança deverá passar no mínimo 4 horas diárias na escola, podendo se estender para 7 horas quando período integral. Divididos em 200 dias letivos. A criança deve cumprir uma frequência mínima de 60% do total de horas. E é obrigatória a expedição de documentação pelas instituições de ensino, que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, não tendo como o...

Começa a coleta do Censo Escolar 2021

  Educacenso fica disponível até 23/8, para realização da primeira etapa da pesquisa estatística. Data de referência para escolas é a última quarta-feira de maio O Sistema Educacenso está aberto para o preenchimento das informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021.  A coleta referente à Matrícula Inicial vai até 23 de agosto. Nesse momento, serão coletados dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.  A data de referência para as escolas declararem as informações é a última quarta-feira do mês de maio (26/5), conforme designa a Portaria n.º 264, de 26 de março de 2007.   Após o período de coleta, os dados preliminares serão encaminhados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Ministério da Educação (MEC) para serem publicados no Diário Oficial da União (DOU). Em seguida, será aberto o período de conferência, confirmação e retificação das informações ...

A Escola Valdemar Souza Fagundes realiza 1ª Edição do Projeto PAZ

A  educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. (John Dewey) A Paz é um grande desafio e um imperativo para quem trabalha no campo da educação, principalmente para educadoras e educadores da Educação Básica, etapa da vida escolar em que crianças e jovens, como seres em desenvolvimento, necessitam de uma formação substancial nas várias dimensões da vida (afetiva, emocional, cognitiva, ética, social, cultural, dentre outras), bem como de todo o empenho profissional e generosidade humana por parte dos profissionais envolvidos diretamente no cotidiano escolar. A escola, hoje, se tornou um espaço revelador de conflitos violentos, seja entre alunos/as, seja entre alunos/as e professores/as ou entre alunos e outros sujeitos que compõem o cenário de inúmeras instituições escolares. Lamentavelmente a escola, em especial a pública, “tem sido protagonista de vários episódios que têm preocupado a sociedade, principal...