Pular para o conteúdo principal

Para especialistas, prazo curto pode prejudicar a participação na elaboração dos planos

Representantes de movimentos da sociedade civil temem que o processo de elaboração acelerado não seja de fato participativo 

 O artigo 8º do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que os processos de elaboração e adequação dos planos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, serão realizados com “ampla participação de representantes da comunidade educacional e da sociedade civil”. Nesse contexto de proximidade do fim do prazo, que vence em 24 de junho de 2015, e com a maioria dos estados e municípios sem plano, representantes de movimentos da sociedade civil temem que o processo de elaboração acelerado não seja de fato participativo. 

 “Esse processo agora, com menos de seis meses, será extremamente aligeirado, e há uma tendência a se resolver a questão da maneira mais fácil possível”, afirmou Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que acredita que isso pode se dar através da contratação de consultorias e do estabelecimento de parcerias entre os poderes. “Isso pode significar uma transferência enorme de recursos para consultorias que pouco estão imbuídas do interesse público da construção de planos de educação e também uma menor participação e, portanto, construindo planos que têm maior dificuldade em serem cumpridos”, alertou. 

Já para Heleno Araújo, coordenador do Fórum Nacional de Educação e um dos direitores da Conferderação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a participação deve ser uma constante, por meio dos fóruns de educação e das conferências: “Então, a desculpa de alguns Secretários de Educação é como se fosse uma forma de querer retardar o processo e o cumprimento da data. Eu considero também que não cumprir com essa data é um prejuízo muito grande para o próprio Plano Nacional de Educação”, afirmou. Para Cleuza Repulho, presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), é preciso um alinhamento entre os planos municipais e de seus respectivos estados o que seria, para ela, um fator de atraso. “Mas não dá pra postergar por conta disso”, reiterou. 

Márcia Angela da Silva Aguiar, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), traz o contraponto com relação aos planos já aprovados. “São poucos os municípios que estão com seus planos concluídos e a pergunta que fica é essa: será que nesses municípios que terminaram [o plano] ocorreu uma participação dos segmentos?”, questionou. 

Para ela, o processo de participação na construção de um plano de educação significa uma possibilidade de discutir as prioridades e assumir compromissos com as metas e estratégias definidas. “Se o processo de participação não acontece, há um documento que pode ser maravilhoso, mas que não tem grupos organizados que façam com que saia do papel e se efetive como uma política. Seria um prejuízo para a própria gestão democrática e para a possibilidade de construção de políticas públicas de educação de caráter participativo. É uma questão que precisa ser discutida de imediato”, concluiu. 

Autor: Observatório da Educação  
http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php/sugestoes-de-pautas/48-sugestoes-de-pautas/1279-2015-02-10-20-25-28

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização da LDB - Lei 12.976, 04 de abril de 2013

As principais alterações foram a inserção de crianças com quatro anos na escola e a inserção de crianças com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Capítulo V - Da Educação Especial.  Passa a ser obrigatória, a partir desta data, a matrícula de crianças de quatro anos na escolas. Quando publicada em 1996, essa idade era de sete anos, e em 2005 em outra alteração, passou a ser 6 anos. De acordo com o que foi estabelecido na lei a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em pré-escola; ensino fundamental; ensino médio. A criança deverá passar no mínimo 4 horas diárias na escola, podendo se estender para 7 horas quando período integral. Divididos em 200 dias letivos. A criança deve cumprir uma frequência mínima de 60% do total de horas. E é obrigatória a expedição de documentação pelas instituições de ensino, que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, não tendo como o...

Estão abertas as inscrições para formações em turmas exclusivas do Portal TRILHAS

  Voltados para professores alfabetizadores, os cursos são totalmente gratuitos, 100% on-line e certificados em parceria com instituição reconhecida pelo MEC Para apoiar o desenvolvimento e aprimoramento pedagógico dos educadores da rede municipal de ensino, a Undime em parceria com a Fundação Telefônica Vivo realiza nova oferta de vagas, desta vez, para os cursos on-line do Portal Trilhas. As três formações são referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possuem carga horária de 45 horas e são autoformativas, proporcionando autonomia para o educador concluir todos os módulos dentro do prazo de 60 dias. O objetivo do Portal Trilhas é contribuir para a formação continuada de professores alfabetizadores, colaborando para o desenvolvimento de alunos leitores e escritores até o 2º ano do Ensino Fundamental. Para realizar a inscrição,  até dia 22 de junho , é preciso acessar o link:  https://bit.ly/undime-trilhas Está com dúvidas? Envie uma mensagem para  co...

Secretaria de Educação Básica oferta Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar

  A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, irá ofertar Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, que tem como objetivo a compreensão da constituição, organização e das funções desse colegiado nas relações que acontecem dentro da escola. Durante o Curso, serão realizadas quatro Webconferências abertas ao público em geral e que poderão ser utilizadas como atividades de formação continuada para técnicos das secretarias de educação e conselheiros escolares de qualquer rede e sistema de ensino. No dia 31 de maio  (segunda-feira), às 19h30, acontecerá a primeira webconferência, com a participação da Profa. Me. Cefisa Maria Sabino Aguiar, especialista na área, que abordará sobre a temática “As funções do Conselho Escolar”. Mobilize os técnicos da secretaria de educação e os conselheiros escolares para esse momento de trocas e aprendizagens.  Coloque na agenda! A transmissão será pelo Youtube. Para assist...