Pular para o conteúdo principal

JORNADA PEDAGÓGICA 2015

EDUCAÇÃO INTEGRAL E O DIREITO À APRENDIZAGEM – UM DIÁLOGO EM REDE


Mais um ano letivo começa e logo se apresenta um grande desafio: o planejamento anual de atividades. Garantir que esse momento possibilite trocas entre a Direção, Coordenadores Pedagógicos e Professores é fundamental para que as ações previstas para o ano sejam implantadas com qualidade. 


A Jornada Pedagógica 2015 constitui-se em um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca consolidar o planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão de dados diagnósticos sistematizados, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, ressaltamos a importância de todos e todas da Secretaria Municipal de Educação- educadores e educadoras das unidades de ensino- nessa jornada, para garantir aos nossos estudantes o Direito de Aprender. 

É um importante momento formativo que se constitui no movimento dialético, entre conhecimentos acadêmicos e saberes oriundos da experiência dos diferentes sujeitos da Rede Municipal de Educação (RME). Por meio deste evento procura-se reafirmar, política e pedagogicamente, que a natureza e o sentido da formação continuada dos profissionais da educação é problematizar e possibilitar novas formas de compreender e responder aos desafios cotidianos da práxis docentes numa rede pública. 

Com tema central “Educação Integral e o Direito à Aprendizagem – Um Diálogo em Rede” evoca os projetos formativos desenvolvidos na Escola, que tem por finalidade maior a garantia da aprendizagem dos educandos, considerando os princípios que fundamentam as Propostas Político-Pedagógicas da RME para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos. 

OBJETIVOS

Planejar o ano letivo de 2015 a partir do estudo, avaliação e apropriação do diagnostico da realidade da escola, para a melhoria da aprendizagem e formação humana do estudante. 
• Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades dos turnos diurno e noturno; 

• Fortalecer as aprendizagens da leitura, escrita e do conhecimento matemática em todos os componentes curriculares; 
• Fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar – Projeto Político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais e das Atividades Complementares (AC).








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização da LDB - Lei 12.976, 04 de abril de 2013

As principais alterações foram a inserção de crianças com quatro anos na escola e a inserção de crianças com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Capítulo V - Da Educação Especial.  Passa a ser obrigatória, a partir desta data, a matrícula de crianças de quatro anos na escolas. Quando publicada em 1996, essa idade era de sete anos, e em 2005 em outra alteração, passou a ser 6 anos. De acordo com o que foi estabelecido na lei a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em pré-escola; ensino fundamental; ensino médio. A criança deverá passar no mínimo 4 horas diárias na escola, podendo se estender para 7 horas quando período integral. Divididos em 200 dias letivos. A criança deve cumprir uma frequência mínima de 60% do total de horas. E é obrigatória a expedição de documentação pelas instituições de ensino, que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, não tendo como o...

Começa a coleta do Censo Escolar 2021

  Educacenso fica disponível até 23/8, para realização da primeira etapa da pesquisa estatística. Data de referência para escolas é a última quarta-feira de maio O Sistema Educacenso está aberto para o preenchimento das informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021.  A coleta referente à Matrícula Inicial vai até 23 de agosto. Nesse momento, serão coletados dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.  A data de referência para as escolas declararem as informações é a última quarta-feira do mês de maio (26/5), conforme designa a Portaria n.º 264, de 26 de março de 2007.   Após o período de coleta, os dados preliminares serão encaminhados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Ministério da Educação (MEC) para serem publicados no Diário Oficial da União (DOU). Em seguida, será aberto o período de conferência, confirmação e retificação das informações ...

Secretaria de Educação Básica oferta Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar

  A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, irá ofertar Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, que tem como objetivo a compreensão da constituição, organização e das funções desse colegiado nas relações que acontecem dentro da escola. Durante o Curso, serão realizadas quatro Webconferências abertas ao público em geral e que poderão ser utilizadas como atividades de formação continuada para técnicos das secretarias de educação e conselheiros escolares de qualquer rede e sistema de ensino. No dia 31 de maio  (segunda-feira), às 19h30, acontecerá a primeira webconferência, com a participação da Profa. Me. Cefisa Maria Sabino Aguiar, especialista na área, que abordará sobre a temática “As funções do Conselho Escolar”. Mobilize os técnicos da secretaria de educação e os conselheiros escolares para esse momento de trocas e aprendizagens.  Coloque na agenda! A transmissão será pelo Youtube. Para assist...