EDUCAÇÃO INTEGRAL E O DIREITO À APRENDIZAGEM – UM DIÁLOGO EM REDE
Mais um ano letivo começa e logo se apresenta um grande desafio: o planejamento anual de atividades. Garantir que esse momento possibilite trocas entre a Direção, Coordenadores Pedagógicos e Professores é fundamental para que as ações previstas para o ano sejam implantadas com qualidade.
A Jornada Pedagógica 2015 constitui-se em um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca consolidar o planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão de dados diagnósticos sistematizados, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, ressaltamos a importância de todos e todas da Secretaria Municipal de Educação- educadores e educadoras das unidades de ensino- nessa jornada, para garantir aos nossos estudantes o Direito de Aprender.
É um importante momento formativo que se constitui no movimento dialético, entre conhecimentos acadêmicos e saberes oriundos da experiência dos diferentes sujeitos da Rede Municipal de Educação (RME). Por meio deste evento procura-se reafirmar, política e pedagogicamente, que a natureza e o sentido da formação continuada dos profissionais da educação é problematizar e possibilitar novas formas de compreender e responder aos desafios cotidianos da práxis docentes numa rede pública.
Com tema central “Educação Integral e o Direito à Aprendizagem – Um Diálogo em Rede” evoca os projetos formativos desenvolvidos na Escola, que tem por finalidade maior a garantia da aprendizagem dos educandos, considerando os princípios que fundamentam as Propostas Político-Pedagógicas da RME para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos.
OBJETIVOS
Planejar o ano letivo de 2015 a partir do estudo, avaliação e apropriação do diagnostico da realidade da escola, para a melhoria da aprendizagem e formação humana do estudante.
• Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades dos turnos diurno e noturno;
• Fortalecer as aprendizagens da leitura, escrita e do conhecimento matemática em todos os componentes curriculares;
• Fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar – Projeto Político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais e das Atividades Complementares (AC).
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