Pular para o conteúdo principal

Política de educação especial deverá passar por atualização

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) realizou, nesta segunda-feira, 16, uma ampla reunião com as principais entidades nacionais envolvidas na educação especial na área pública para discutir a proposta de atualização da Política Nacional de Educação Especial, que já tem dez anos. Na semana passada, o encontro reuniu secretarias e órgãos vinculados ao Ministério da Educação (MEC) e representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE).
No encontro de hoje, estiveram presentes a presidente interina do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecília Amendolla, a dirigente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Terezinha Assman, o diretor geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), João Ricardo Figueiredo, o diretor substituto do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Paulo Roberto Nascimento, o dirigente do Conselho Nacional de Pessoas com Deficiência (Conade), conselheiro Francisco Djalma, o presidente do Conselho de Organizações das Pessoas com Deficiência (Corde), Ester Alves Pacheco, o dirigente da Federação das Associações das Pessoas com Síndrome de Down (Febasd), Ana Cláudia Figueiredo, o presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (Combrasd), Graziela Cristina dos Santos, além de representantes da Federação Nacional das Apaes, Federação Nacional de Pestalozzi e Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), entre outros.
No encontro, realizado na sala de reunião da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) e coordenado pela secretária Ivana de Siqueira, houve uma exposição da diretora de Educação Especial, Patricia Raposo, que falou sobre a realidade da educação especial no Brasil. Ela delineou os conceitos e diretrizes que deverão nortear a política de educação especial, envolvendo a inclusão efetiva e não apenas a matrícula, a acessibilidade plena a todos os recursos que viabilizem o crescimento e aprendizagem dos alunos, e não apenas eliminação de barreiras físicas, e a participação efetiva dos alunos e suas famílias em todo o processo decisório que envolva a vida escolar do aluno.
“Apresentamos as linhas gerais da proposta e ouvimos os colaboradores do MEC e de órgãos vinculados à pasta, no sentido de avançar nas políticas de educação e aprendizagem que garantam os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais”, afirmou Patrícia Raposo. “Dessa forma, vamos chegar a patamares sociais, culturais e educacionais mais elevados”, explicou Patrícia Raposo.  
A proposta de atualização teve uma boa receptividade dos participantes e, de acordo com a diretora, constam itens importantes, como as prioridades à formação de professores, funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e integração efetiva da educação regular com a modalidade da educação especial, em todas as dimensões.
Patrícia Raposo explicou que a versão da proposta deve ser analisada em consulta púbica, ainda sem data marcada, de forma que toda a sociedade e os sistemas de ensino possam debater o tema, visando melhorias nas políticas de educação especial. “A intenção é que esta proposta seja analisada e efetivada nos mesmos moldes da BNCC, ou seja, com a participação da sociedade, sistemas e organizações de ensino, de forma transparente e democrática”, completou.

Fonte: Ministério da Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização da LDB - Lei 12.976, 04 de abril de 2013

As principais alterações foram a inserção de crianças com quatro anos na escola e a inserção de crianças com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Capítulo V - Da Educação Especial.  Passa a ser obrigatória, a partir desta data, a matrícula de crianças de quatro anos na escolas. Quando publicada em 1996, essa idade era de sete anos, e em 2005 em outra alteração, passou a ser 6 anos. De acordo com o que foi estabelecido na lei a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em pré-escola; ensino fundamental; ensino médio. A criança deverá passar no mínimo 4 horas diárias na escola, podendo se estender para 7 horas quando período integral. Divididos em 200 dias letivos. A criança deve cumprir uma frequência mínima de 60% do total de horas. E é obrigatória a expedição de documentação pelas instituições de ensino, que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, não tendo como o...

Estão abertas as inscrições para formações em turmas exclusivas do Portal TRILHAS

  Voltados para professores alfabetizadores, os cursos são totalmente gratuitos, 100% on-line e certificados em parceria com instituição reconhecida pelo MEC Para apoiar o desenvolvimento e aprimoramento pedagógico dos educadores da rede municipal de ensino, a Undime em parceria com a Fundação Telefônica Vivo realiza nova oferta de vagas, desta vez, para os cursos on-line do Portal Trilhas. As três formações são referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possuem carga horária de 45 horas e são autoformativas, proporcionando autonomia para o educador concluir todos os módulos dentro do prazo de 60 dias. O objetivo do Portal Trilhas é contribuir para a formação continuada de professores alfabetizadores, colaborando para o desenvolvimento de alunos leitores e escritores até o 2º ano do Ensino Fundamental. Para realizar a inscrição,  até dia 22 de junho , é preciso acessar o link:  https://bit.ly/undime-trilhas Está com dúvidas? Envie uma mensagem para  co...

Secretaria de Educação Básica oferta Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar

  A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, irá ofertar Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, que tem como objetivo a compreensão da constituição, organização e das funções desse colegiado nas relações que acontecem dentro da escola. Durante o Curso, serão realizadas quatro Webconferências abertas ao público em geral e que poderão ser utilizadas como atividades de formação continuada para técnicos das secretarias de educação e conselheiros escolares de qualquer rede e sistema de ensino. No dia 31 de maio  (segunda-feira), às 19h30, acontecerá a primeira webconferência, com a participação da Profa. Me. Cefisa Maria Sabino Aguiar, especialista na área, que abordará sobre a temática “As funções do Conselho Escolar”. Mobilize os técnicos da secretaria de educação e os conselheiros escolares para esse momento de trocas e aprendizagens.  Coloque na agenda! A transmissão será pelo Youtube. Para assist...