Pular para o conteúdo principal

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – edição 2014

Estão abertas as inscrições da 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – edição 2014, resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas/SENAD/MJ, a Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC e a Universidade de Brasília/PRODEQUI/PCL/IP/UnB. 

A inscrição deve ser realizada no hotsite do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI): http://educadores.senad.gov.br/  até dia 22 de dezembro de 2013.

Período de realização do curso: fevereiro/2014 a outubro/2014.

Objetivo do curso: formação de educadores de escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo para o fortalecimento da comunidade escolar na promoção da saúde com ênfase na prevenção do uso de drogas. 

Meta da edição 2014: 50 mil educadores. 
Metodologia: curso a distância, oferecido por meio da plataforma Moodle, iniciado com a ambientação e desenvolvido em cinco módulos. O acompanhamento tutorial é realizado em todo o período do curso (fevereiro/2014 a outubro/2014). 

Conteúdo do curso: o conteúdo é oferecido em 4 módulos temáticos e 1 módulo de acompanhamento da implementação do projeto de prevenção do uso de drogas da escola. Módulo I - O educando em desenvolvimento na família e na escola; Módulo II - Conceitos e informações sobre drogas e prevenção; Módulo III - A prevenção como questão educacional e de saúde; Módulo IV - Estratégias de prevenção na escola; e Módulo V- Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola. 

Certificação: o educador- cursista aprovado receberá Diploma de Curso de Extensão Universitária que será enviado por correio ao endereço residencial cadastrado, de carga horária de 180 horas, emitido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília/DEX/UNB. 

Material pedagógico: cada cursista receberá um kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD. 

Condições pedagógicas exigidas pelo curso: ter acesso à internet, disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Para maiores informações: http://educadores.senad.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização da LDB - Lei 12.976, 04 de abril de 2013

As principais alterações foram a inserção de crianças com quatro anos na escola e a inserção de crianças com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no Capítulo V - Da Educação Especial.  Passa a ser obrigatória, a partir desta data, a matrícula de crianças de quatro anos na escolas. Quando publicada em 1996, essa idade era de sete anos, e em 2005 em outra alteração, passou a ser 6 anos. De acordo com o que foi estabelecido na lei a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada em pré-escola; ensino fundamental; ensino médio. A criança deverá passar no mínimo 4 horas diárias na escola, podendo se estender para 7 horas quando período integral. Divididos em 200 dias letivos. A criança deve cumprir uma frequência mínima de 60% do total de horas. E é obrigatória a expedição de documentação pelas instituições de ensino, que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, não tendo como o...

Secretaria Municipal de Educação de Serra Dourada faz adesão ao Programa Brasil na Escola

  A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Serra Dourada realizou no mês de abril, 14/04, a adesão ao Programa Brasil na Escola, que é uma iniciativa do Ministério da Educação-MEC, q ue irá repassar recursos financeiros para fomento de ações com  foco nos anos finais do ensino fundamental, estruturadas em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas; valorização de boas práticas; e inovação. Durante o processo, foi solicitado que a secretária de educação Profa. Josiane Rodrigues Moreira assinassem  um termo, e que indicasse as escolas elegíveis e os coordenadores locais do Programa. O Ministério prevê que os valores, a serem repassados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para auxiliar nas aprendizagens, progressão escolar e na atenuação da evasão de estudantes, sejam em torno de R$260 milhões, investidos ao longo do biênio 2021-2022 Acesse o tutorial de adesão:  https://www.gov.br/mec/pt-br/brasil-na-escola/arquivos/tutorial-...

Começa a coleta do Censo Escolar 2021

  Educacenso fica disponível até 23/8, para realização da primeira etapa da pesquisa estatística. Data de referência para escolas é a última quarta-feira de maio O Sistema Educacenso está aberto para o preenchimento das informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021.  A coleta referente à Matrícula Inicial vai até 23 de agosto. Nesse momento, serão coletados dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.  A data de referência para as escolas declararem as informações é a última quarta-feira do mês de maio (26/5), conforme designa a Portaria n.º 264, de 26 de março de 2007.   Após o período de coleta, os dados preliminares serão encaminhados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao Ministério da Educação (MEC) para serem publicados no Diário Oficial da União (DOU). Em seguida, será aberto o período de conferência, confirmação e retificação das informações ...